Alergia ao Ovo: A Jornada da Minha Família

Cada vez mais me deparo com crianças alérgicas a algum tipo de alimento, e assim como eu aprendi com muitos relatos de outras mães, quero aqui, neste post, compartilhar minha experiência quando descobri a alergia ao ovo do meu filho.

Desde o primeiro mês de vida eu já sabia que ele era alérgico à proteína do leite, ou seja, ele era APLV (isso eu vou contar em um outro post). Então, quando iniciamos a introdução alimentar, já fiquei ligada e prestando muita atenção em como ele reagia a cada alimento que comia.

Alergia ao Ovo: A Jornada da Minha Família

Descobrindo a Alergia ao Ovo: Uma Jornada Silenciosa e Desafiadora

Mas infelizmente a alergia ao ovo foi silenciosa e demoramos quase 2 anos para descobrir!

E nesse tempo, ele foi comendo normalmente todo tipo de preparo de ovo: cozido, frito, em massas…

Nem desconfiamos da alergia ao ovo porque os sintomas comuns, como: coceira, urticária, inchaço dos lábios ou olhos, cólicas, diarreia, vômitos e dificuldade respiratória, não eram presentes nele.

No entanto, ele começou a ter uma tosse frequente durante o dia todo que se intensificava mais à noite. E aí começou a busca pelo diagnóstico. Passamos por diversos pediatras, alergistas e gastropediatras, pois ele não tinha nenhum outro sintoma associado à tosse.

Foi então que um alergista passou exames de sangue e de pele, e ambos acusaram alergia ao ovo. Mas mesmo tirando toda forma de ovo, a tosse não parava nunca. E continuamos com mais exames e mais médicos.

Até que em uma endoscopia que ele realizou veio o diagnóstico: esofagite eosinofílica. Como ele era alérgico ao ovo e comeu por muito tempo, isso causou a esofagite. 

A esofagite eosinofílica é uma doença inflamatória crônica do esôfago, caracterizada pelo acúmulo de células inflamatórias chamadas eosinófilos. Várias alergias alimentares desencadeam essa condição.

A alergia ao ovo pode levar à inflamação no esôfago, resultando em sintomas como dificuldade em engolir, dor abdominal, vômitos e refluxo gastroesofágico.

Não estou dizendo que todas as crianças com alergia ao ovo desenvolverão esofagite eosinofílica, mas é uma possibilidade a ser considerada, caso você esteja buscando respostas para uma possível alergia ao ovo de seu filho. 

Através dessa jornada, aprendi muito sobre a importância de estar atenta aos sinais sutis e de buscar respostas quando algo não parecer certo.

O Diagnóstico que Mudou Nossa Abordagem de Tratamento

Após o diagnóstico de esofagite eosinofílica, nosso foco mudou para encontrar o melhor tratamento para ajudar meu filho a lidar com essa condição. Foi necessário implementar uma dieta estritamente livre de ovos, o que envolveu uma atenção meticulosa aos rótulos de alimentos e muita criatividade na preparação de refeições saborosas e nutritivas.

Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com uma equipe médica especializada, incluindo gastroenterologistas e alergistas pediátricos, que nos orientaram sobre as opções de tratamento. Além da exclusão do ovo da dieta, foram prescritos medicamentos para controlar a inflamação e os sintomas da esofagite eosinofílica.

Aprendi que a jornada da alergia alimentar em crianças pode ser desafiadora, emocional e cheia de altos e baixos. Por isso eu quis compartilhar este meu relato com você. 

É fundamental lembrar que cada criança é única, e o manejo da alergia ao ovo e da esofagite eosinofílica pode variar de acordo com as necessidades individuais. É importante trabalhar em conjunto com profissionais de saúde especializados para desenvolver um plano de tratamento personalizado para a criança.

No entanto, apesar dos desafios, quero ressaltar que há esperança. Com o tempo, paciência e o apoio adequado, muitas crianças conseguem lidar com sucesso com a alergia ao ovo e a esofagite eosinofílica, levando uma vida feliz e saudável.

Portanto, se você está enfrentando a alergia ao ovo em seu filho, não se sinta sozinha. Procure apoio, eduque-se sobre a condição e esteja aberta a compartilhar suas experiências com outras mães. Juntas, podemos oferecer suporte e orientação, e encontrar forças para enfrentar os desafios e celebrar as vitórias nessa jornada da maternidade.

Aqui é o relato de uma mãe curiosa que buscou e busca sempre muitas informações para escolher o melhor caminho nessa jornada que é a maternidade.

Essa é uma das receitas prediletas aqui de casa, bolo de maçã sem ovo! Confira

Mamãe, você já conhece o nosso Instagram? Seria maravilhoso se pudesse dar uma olhada por lá e nos acompanhar!

Deixe um comentário