Organização e limpeza da casa com crianças

Manter a casa organizada e limpa pode ser um desafio para qualquer pessoa, mas fazer a organização e a limpeza da casa com crianças pode parecer ainda mais difícil.

E é exatamente por isso, que hoje vamos conversar como incluir as crianças na limpeza e na organização da casa.

Para isso que tal encarar este momento de limpeza como um aprendizado para elas?

Pois é possível ensinar às crianças a importância da organização e da limpeza, transformando-os em parceiros na manutenção da casa.

E tenha certeza que quanto antes você ensinar a importância de um ambiente limpo e organizado para as suas crianças, mais fácil será a fase da adolescência em que eles não vão querer saber muito de limpeza.

Lembre-se: tudo que é ensinado antes é muito mais fácil do que depois. E eu sei que você deve estar pensando: “mas como, meu filho é muito pequeno, ele nem limpa nada direito”.

Entenda que o objetivo não é ele literalmente te ajudar nos serviços de limpeza, mas sim de ir criando o sentimento de pertencimento ao lar e de não ser “chato” limpar algo.

E para isso, quero compartilhar com você

algumas dicas para organizar a limpeza da casa com crianças:

Estabeleça rotinas: Crie rotinas diárias para que as crianças saibam o que é esperado delas. Por exemplo, depois de brincar, elas podem guardar os brinquedos de volta em seus lugares ou depois das refeições, ajudar a recolher a louça. Isso ajudará a manter a casa organizada, limpa e ensinará a elas a importância da responsabilidade.

Crie um sistema de recompensas: Ofereça recompensas quando as crianças ajudarem a manter a casa limpa e organizada. Pode ser algo simples, como um elogio, uma estrela na tabela de recompensas ou um pequeno presente.

Ensine os princípios básicos da organização: Mostre às crianças como dobrar roupas, guardar sapatos, livros e outros itens em seus devidos lugares. Mostre também como limpar superfícies e ensine a elas a importância da higiene e da limpeza.

Divirta-se enquanto limpa: Faça da limpeza uma atividade divertida. Coloque música, invente jogos ou brincadeiras, para que as crianças não vejam a limpeza como uma tarefa chata e enfadonha.

Use materiais seguros: Use produtos de limpeza seguros para as crianças, ou opte por receitas caseiras que não contenham produtos químicos nocivos à saúde.

Seja um modelo: As crianças aprendem muito pelo exemplo, então, se você quer que elas sejam organizadas e limpas, você deve ser o exemplo. Mantenha sua própria rotina de limpeza, e ajude a criança a aprender com você.

Incentive a doação de itens desnecessários: Ensine às crianças a importância da doação e ajude-as a separar os brinquedos e roupas que não usam mais. Isso ajuda a manter a casa organizada e ensina a elas a importância da generosidade.

Pense nisso:

Ensinar as crianças a serem responsáveis pelo ambiente em que vivem é um aprendizado valioso que as ajudará a serem adultos mais conscientes e responsáveis.

Às vezes vale a pena não deixar a casa tão limpa assim, e passar valores e aprendizados que durarão por toda vida.

crianças na limpeza da casa

Te vejo no próximo post!

Mamãe, você já conhece o nosso Instagram? Seria maravilhoso se pudesse dar uma olhada por lá e nos acompanhar!

Deixe um comentário