Cocô ácido: cuide das assaduras do seu bebê.

Em primeiro lugar, você sabe o que é cocô ácido?

O “cocô ácido” em bebês são fezes com um nível elevado de acidez em comparação ao que é considerado normal. Geralmente, as fezes do nosso bebê são macias, com uma textura parecida com manteiga e um cheirinho suave. No entanto, quando o cocô está ácido, pode ficar mais líquido e ter um cheiro mais forte.

Ele pode ocorrer em algumas situações, como:

Alergias alimentares (alergia à proteína do leite de vaca -APLV). Essa alergia pode causar muita assadura e deixar o bumbum do bebê bem irritadinho, mas não se preocupe, com o cuidado certo tudo pode melhorar.

Intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, tão comum nos dias de hoje, também pode deixar o cocô mais ácido. É importante ficar atento aos sinais do seu bebê e, caso desconfie de alguma intolerância, buscar orientação médica para um tratamento adequado.

Alimentação, determinados alimentos podem ocasionar o cocô mais ácido. Geralmente são alimentos como: tomate, batata, laranja, morango, beterraba e limão.

Nascimento dos dentes. Quando os dentes do bebê estão nascendo, outras mudanças no organismo dele acontecem, como uma mudança significativa no trato gastrointestinal e no sistema digestório. Os dentes são importantes para a alimentação, e o estômago começa a produzir mais ácido para ajudar na digestão. Isso pode deixar as fezes do bebê mais ácidas e irritar a pele.

Como identificar se o meu bebê está cocô ácido?

O cocô ácido pode ser observado através de algumas características como:

  • cor: mais clara e esverdeado
  • consistência: mais líquido e solto
  • odor: forte e azedo

Além disso, o bebê pode apresentar sintomas como: diarreia, assaduras intensas e irritação na pele ao redor da região íntima.

Caso seu bebê tenha tido esse cocô ácido, provavelmente você se deparou com as tão doloridas assaduras no seu bebê. E não se sinta

O que fazer com as tão doloridas assaduras

Quando o cocô ácido causa uma assadura no seu bebê, ela pode ser mais intensa e desagradável. Por isso, alguns cuidados especiais tem de ser tomados. Vou explicar direitinho o que você pode fazer:

  • Use de pomadas à base de óxido de zinco ou lanolina, que ajudam a criar uma barreira protetora na pele do bebê. As pomadas devem ser aplicadas em camadas finas na região afetada e a fralda deve ser colocada imediatamente depois.
  • Deixe o bebê sem fralda por alguns minutos ao longo do dia para que a pele respire.
  • Identificar a causa do cocô ácido para tratá-lo adequadamente. Alergias alimentares, como a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), são uma das principais causas de cocô ácido em bebês. Por isso, é importante observar como o corpo do bebê reage a diferentes alimentos e evitar aqueles que podem causar alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Mantenha um diário alimentar para identificar possíveis alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Mantenha a região afetada limpa e seca.

Atenção para prevenção!

É sempre bom tomar outros cuidados que podem ajudar a prevenir as assaduras em bebês. Como: evitar o uso de produtos que contenham álcool ou fragrâncias na região íntima, escolher fraldas de tamanho adequado e que sejam respiráveis, e evitar o uso de roupas apertadas ou que irritem a pele do bebê.

É importante trocar as fraldas do bebê com frequência, a cada 2 ou 3 horas, no máximo. Isso evita que a pele fique exposta à umidade e às bactérias presentes nas fezes. Também é importante limpar a região íntima do bebê com água morna e algodão ou lenços umedecidos.

Espero que as assaduras fiquem bem longe do seu bebê!

Até o próximo post!

Deixe um comentário