Técnica do sono tranquilo: Aprenda a colocar seu bebê na cama ainda acordado e tenha noites de sono tranquilas

Seu bebê só dorme no peito, ou no colo, ou sendo ninado? Se sua resposta foi sim, eu preciso te alertar que vai chegar um dia em que será muito difícil manter essa associação dele.

E eu sei que pra você, colocar o seu bebê acordado no berço parece quase que missão impossível.

Mas é extremante importante que seu bebê desenvolva a habilidade de dormir por longos períodos de tempo sem precisar da ajuda dos pais ou de algum outro estímulo externo. Isso trará dependência a ele e tranquilidade para os pais.

Mas antes de continuarmos este assunto, é importante você entender que antes mesmo de colocar o bebê na cama ainda acordado, é preciso criar um ambiente tranquilo e aconchegante, sem muitos estímulos visuais ou sonoros, e que a criança esteja alimentada, limpa e confortável.

Feito isso, você primeiro irá colocar seu bebê sonolento no berço e gradualmente, conforme os dias forem passando, ir colocando ele mais acordado no berço. Por isso, será fundamental criar uma rotina de sono saudável, com horários regulares para dormir e acordar, um ambiente tranquilo e escuro, e sem estímulos visuais ou sonoros intensos.

É comum que de início seu bebê chore ou se agite, já que ainda não está acostumado com a ideia de adormecer sozinho, e fique tranquila que de forma alguma você vai precisar deixar ele chorando para que aprenda a dormir sozinho. Você poderá ficar próxima do berço, fazendo pequenos carinhos ou conversando em voz baixa, para tranquilizar o seu bebê. Mas é importante não pegar o bebê no colo ou acostumá-lo a adormecer no colo, para não criar uma dependência logo quando ele chorar. Você primeiro vai tentar acalmá-lo no berço, mas claro, que se ele não se acalmar, você irá pegá-lo.

Repetindo isso consistentemente todas as noites, o bebê aprende a se acalmar e a adormecer sozinho. No entanto, cada bebê é único e pode ter necessidades diferentes. Alguns bebês podem precisar de mais tempo e paciência para se acostumar com a técnica, enquanto outros podem se adaptar mais facilmente. Os pais devem estar sempre atentos às necessidades e sinais do bebê, e nunca deixá-lo chorando sozinho por períodos prolongados.

Montei para você esse guia para colocar o seu bebê acordado no berço, apresente a sua família este guia para todos estarem nessa missão com você.

Guia para colocar o seu bebê ainda acordado no berço:

  • Escolha um horário regular para colocar seu bebê na cama. Tente manter a consistência para ajudar seu bebê a estabelecer uma rotina de sono.
  • Certifique-se de que seu bebê está alimentado, limpo e confortável antes de colocá-lo na cama.
  • Coloque seu bebê na cama ainda acordado, mas sonolento. Isso significa que ele deve estar sonolento o suficiente para adormecer, mas ainda consciente o suficiente para entender que está sendo colocado na cama.
  • No começo, seu bebê pode chorar ou se agitar, pois ainda está se acostumando com a ideia de adormecer sozinho. Você pode ficar perto do berço para confortá-lo com palavras tranquilas ou fazendo pequenos carinhos, mas evite pegá-lo no colo ou fazer movimentos bruscos que possam acordá-lo.
  • Se o choro persistir, você pode tentar uma técnica de conforto gradual. Comece ficando próximo do berço e, aos poucos, vá se afastando até que seu bebê adormeça.
  • Espere algumas semanas para ver se a técnica está funcionando e se o seu bebê está se adaptando. Lembre-se de que cada bebê é único e pode precisar de mais tempo para se ajustar à técnica.
  • À medida que o seu bebê se adapta, você pode aumentar gradualmente o tempo que ele fica na cama acordado antes de adormecer.
  • Fique atenta aos sinais de cansaço do seu bebê e ajuste a rotina de sono conforme necessário. Espero que isso ajude você e o seu bebê a terem uma boa noite de sono.

Quando seu bebê começar a ir para o berço acordado, você verá a enorme melhora de sono, ele passará a dormir a noite toda. Isso fará aumentar a imunidade, ele se desenvolverá muito mais, terá um ótimo humor. E com certeza, toda a família será beneficiada também com algumas horinhas a mais de sono.

Tenha muita paciência e perseverança neste processo. Converse antes com a sua família para que todos possam te ajudar neste processo.

Deixe um comentário