Sonecas do bebê: por que são tão importantes e como mantê-las durante o dia?

Você sabia que as sonecas durante o dia são tão importantes quanto o sono noturno?

Por isso, esqueça aquele comentário do tipo: “Não deixe a criança dormir agora, porque a noite dorme mais”.

Essa literalmente é uma frase muito equivocada e eu vou te mostrar o porquê:

Descanso

Os bebês precisam de muitas horas de sono para se desenvolverem adequadamente. Por isso, as sonecas diurnas são uma forma importante de garantir que o bebê esteja dormindo o suficiente para se desenvolver de forma saudável. Durante o sono, o corpo do bebê produz hormônios importantes para o crescimento e a recuperação. Logo, as sonecas permitem que o seu bebê recupere as energias e esteja pronto para aprender e brincar.

Saúde Física

Estudos têm mostrado que bebês que não dormem o suficiente podem ter problemas de saúde, incluindo um sistema imunológico mais fraco e um maior risco de obesidade e problemas cardíacos. E justamente, as sonecas diurnas ajudam a promover a saúde física do bebê, garantindo que ele esteja descansado o suficiente para crescer e se desenvolver adequadamente.

Saúde mental

Quando um bebê não dorme o suficiente, ele pode ficar irritado, mal-humorado e choroso, o que pode tornar difícil para ele aprender e interagir com o mundo ao seu redor, e também terá dificuldades de se acalmar para iniciar o sono noturno. Por outro lado, bebês que dormem o suficiente são mais felizes e mais alertas, dorme por mais tempo à noite, o que os ajuda a se desenvolver cognitivamente e socialmente.

Regulação do humor

Um bebê descansado é mais feliz e menos propenso a ficar irritado ou frustrado. Quando um bebê não dorme o suficiente, pode ficar superestimulado e ter dificuldade em relaxar, o que pode levar a problemas de comportamento.

Desenvolvimento cognitivo

Durante o sono, o cérebro do bebê processa as informações aprendidas durante o dia e consolida essas informações na memória de longo prazo. Além disso, o sono também ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas, como a linguagem, a atenção e o raciocínio.

Melhora do sono noturno

Manter as sonecas diurnas do bebê ajuda a melhorar o sono noturno. Isso porque, quando um bebê dorme o suficiente durante o dia, ele está mais relaxado e menos propenso a ficar superestimulado à noite. Além disso, bebês que não dormem o suficiente durante o dia podem ficar tão cansados que têm dificuldade em adormecer à noite. Por isso, é importante manter um cronograma consistente de sonecas diurnas para ajudar o bebê a dormir melhor à noite.

E agora, quantas sonecas meu bebê precisa tirar?

A quantidade de sonecas que um bebê precisa depende da idade dele. Coloquei aqui embaixo uma referência para você se pautar:

Recém-nascidos (0 a 3 meses): Os recém-nascidos precisam de muito sono, geralmente cerca de 16 a 17 horas por dia. Eles tendem a tirar sonecas curtas e frequentes ao longo do dia, muitas vezes a cada 1-2 horas.

Bebês mais velhos (3 a 6 meses): À medida que os bebês ficam um pouco mais velhos, eles começam a estabelecer um padrão mais consistente de sonecas. Geralmente, eles precisam de cerca de 3 sonecas durante o dia, com duração de cerca de 1 a 2 horas cada.

Bebês mais velhos ainda (6 a 12 meses): Bebês nessa idade ainda precisam de cerca de 14 a 15 horas de sono por dia, mas normalmente fazem duas sonecas durante o dia, uma de manhã e outra à tarde. Essas sonecas podem durar cerca de 1 a 2 horas cada.

Bebês com mais de 12 meses: À medida que os bebês se aproximam de seu primeiro aniversário, eles geralmente começam a fazer apenas uma soneca diurna, geralmente depois do almoço. Essa soneca pode durar de 1 a 3 horas, dependendo do bebê.

Atenção:

Não se preocupe em seguir à risca as orientações sobre a quantidade de sonecas, pois, às vezes, pode acontecer do bebê fazer uma soneca a menos devido a uma quantidade maior que ele dorme em uma determinada soneca.

Sempre observe seu bebê, veja se ele está feliz, descansado e dormindo bem à noite. Esse será seu referencial para saber se a quantidade de horas de sono está adequada ao seu bebê.

Dessa forma, acredito que agora, as sonecas terão a mesma importância que o sono noturno, uma vez que elas: permitem que o bebê descanse e recupere as energias, promovam a saúde física e mental, ajudam a regular o humor, promovam o desenvolvimento cognitivo e podem melhorar o sono noturno.

Deixe um comentário